Revisando...

Gênero e Movimento
Teatro de Revista no Brasil



Por Giorgia Conceição


O Teatro de Revista foi um movimento muito expressivo dentro da história do teatro no Brasil, apesar de pouquíssimo citado nas páginas oficiais. Embora tenha chegado da Europa, estrangeiro, foi completamente deglutido e antropofagizado pela cor e ritmos locais, tornando-se um gênero brasileiro. A prova disso é a proliferação de autores e companhias dedicados ao gênero desde o final do século XIX, que imprimiram características autênticas, chegando ao auge nas primeiras décadas do século XX.
Devemos ter em mente que este movimento nacional aconteceu primordialmente na cidade do Rio de Janeiro, antiga capital. Precisamos lembrar das características de um país ainda em vias de auto-afirmação, onde a maioria dos acontecimentos culturais relevantes acontecia na capital, pois o restante do país era ainda essencialmente agrário e provinciano.
No decorrer da década de 50 do século passado, o Teatro de Revista perdeu força enquanto movimento, até entrar em completa decadência. Essa derrocada coincide com vários outros acontecimentos, como mudanças no cenário político brasileiro, a Copa do Mundo de Futebol de 1950, a popularização do cinema...
Toda a expressão artística que se configura como movimento - ou seja: que, por uma série de razões, passa a ser produzida por diversos artistas, se fortalecendo como linguagem - é fruto de um contexto histórico específico, sem o qual teria sido produzida de outras formas. Portanto, a ascensão e queda do Teatro de Revista como um expressivo movimento, guarda uma estrita relação com o panorama histórico nacional. Ironicamente, o gênero é tido como menor (ou simplesmente suprimido) nas páginas historiográficas oficiais do teatro brasileiro.
Tendo o movimento revisteiro intrínseca relação com o período ao longo do qual foi sendo produzido, é impossível pensarmos numa volta aos tempos da revista, nostalgicamente falando. Como gênero de espetáculo, porém, é possível sim pensarmos na renovação da Revista, por sua própria característica anárquica e mutável. O que definitivamente não seria possível, seria um apego ao velho formato, pois, assim como o drama passou por várias transformações, a Revista precisaria ser revisada. Não podemos prever a recepção do público, mas poderíamos apostar no sucesso do estilo, pois um espetáculo com músicas, ação e versatilidade visual poderia ser muito bem quisto pela platéia.
Ao meu ver, uma das mais fortes características do gênero é a de ser escrito para a encenação, ou seja, o texto somente se completa quando realizado no palco. Claro que todo texto dramático guarda essa característica, mas na Revista isso acontece com grande radicalidade. E, talvez por isso mesmo - já que os registros de imagem eram mais escassos - é que o gênero tenha “se perdido” na história do teatro, pois era difícil de ser registrado, captado, controlado.
A característica de revisão crítica de acontecimentos atuais teria que ser repensada, pois atualmente a velocidade das informações não permitiria a defasagem de nem mesmo uma semana do fato (quiçá de um dia...). Continuando nesta especulação, talvez os temas tivessem que ser trabalhados de forma mais genérica, abrangendo os assuntos, mas não os fatos específicos do momento.
Também há a questão da viabilidade financeira de uma encenação revisteira; a não ser que se tratasse de uma grande produção no estilo musical, não seria possível fazer algo com um número muito grande de atores e equipe de contra-regragem. Atualmente, uma produção com seis ou sete atores já se tornaria muito onerosa (mais uma vez, vemos na prática o contexto histórico influenciando diretamente nas características de produção cultural).
O Teatro de Revista enquanto gênero, porém, somente poderia contaminar e influenciar novos artistas se houvesse uma divulgação mais intensa e massiva de o que foi esse movimento – e, principalmente da sua expressiva contribuição para o cenário teatral brasileiro.
ver artigo relacionado no mês de agosto Futurismo e o Rompimento dos Cânones da Arte Clássica

0 comentários:

 

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO