LOS JUEGOS PROVECHOSOS - segundas repercussões.

Cenas à mostra


Gazeta do Povo, Caderno G, 11/11/2008

Por Luciana Romagnolli


Diante da pluralidade de linguagens vista sobre o palco do Teatro da Caixa – e arredores – e dos debates relevantes levados a cabo nos dias seguintes às apresentações, a 4ª Mostra Cena Breve se firma no circuito curitibano como um frutífero encontro dos grupos entre si e com o público. Este, a bem da verdade, deixou a dever nos primeiros dias, abandonando boa parte das cadeiras ao vazio, mas se fez presente em quantidade no sábado, superlotando a mostra e vibrando com companhias como a Silenciosa – e, no dia anterior, o Elenco de Ouro.


O sex-appeal de Marina Nucci (à frente) e Giórgia Conceição, em "Los Juegos Provechosos", da Companhia Silenciosa


Foram os dois grupos que fizeram o maior barulho nesses cinco dias, explodindo o espaço do teatro em direção à rua. Com gosto pelo escândalo, a Silenciosa começou sua provocação pelo saguão da Caixa, onde Henrique Saidel interagiu com um boneco inflável de sex-shop e sugestivos cavalos de brinquedo em movimento, presos a eixos que limitavam sua rota. A crítica à ordem social se fez mais polêmica pela presença de Leão Brasil, um homem-propaganda da “vida real” trazido à cena a ler um texto que claramente não entendia. A manipulação e a dominação se evidenciaram, sem que a companhia se excluísse da sociedade que a produz.

A cena continuou na rua em frente, com a chegada das atrizes Marina Nucci e Giórgia Conceição, que se puseram a lavar um carro sensualmente, desafiando os padrões da sociedade da aparência. Os minutos da Silenciosa terminaram com a descida de Léo Glück, por uma corda, do alto da Capela Santa Maria, questionando a liberdade e avivando a dimensão espetacular da cena toda.

Entre as quatro paredes do teatro, muito mais aconteceu que não cabe aqui. Sensíveis adaptações de escritos de Caio Fernando Abreu pelas mineiras do Teatro Albatroz, e de Hilda Hilst pelas curitibanas do Coletivo Joaquina. O texto de Luis Felipe Leprevost como elemento central da cena feita pela Provisória. O teatro concentrado no corpo levado ao palco nu pela Obragem. A tematização do nu, da masculinidade e da biografia na intersecção entre teatro e artes visuais do trabalho de Clóvis Cunha.
Experimentações com projeção de vídeo surgiram na obra de Clóvis e de grupos como ACruel e o Teatro de Alvenaria, enquanto a Vigor Mortis, conhecida por usar o recurso, despojou-se da tela e mirou o horror. Viu-se diferentes graus de risco assumido e de realização do que se propunha. Nem todas as cenas primavam pelo ineditismo ou obedeciam aos 15 minutos. Mas, juntas, ofereceram uma variedade de olhares distintos sobre a realidade e o teatro. Como a aranha de muitos olhos que serviu de metáfora à obra da ACruel.


http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=826710&tit=Cenas-a-mostra
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LOS JUEGOS PROVECHOSOS - primeiras repercussões.

Nesta 4ª edição da Mostra Cena Breve Curitiba, a organização do evento emplacou uma idéia bastante interessante e pertinente. Inaugurou um blog, onde foram postadas, diariamente, críticas escritas pelo jornalista Valmir Santos, que acompanhou toda a Mostra (apresentações e debates).

Para quem não assistiu às cenas deste ano e quer saber o que perdeu (!), ou para quem viu e quer se inteirar um pouco mais do assunto, sob um outro foco, vale a pena visitar o blog e, inclusive, deixar lá o seu comentário.


Segue, agora, o texto escrito sobre a cena LOS JUEGOS PROVECHOSOS (INCRÍVEIS RÉPLICAS DE DINOSSAUROS ROBOTIZADOS EM TAMANHO NATURAL), da Companhia Silenciosa.
Aproveitem.



Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008

O LÁTEX, O ESGUICHO E A CAPELA. E O CONTRATO!





fotos: Elenize Dezgeniski


Três seqüências de Los juegos provechosos – incríveis réplicas de dinossauros robotizados em tamanho natural, projeto da Companhia Silenciosa, de Curitiba


Assídua no histórico dos quatro anos desta Mostra, a Companhia Silenciosa cometeu uma “cena” das mais inquietantes. Los juegos provechosos – incríveis réplicas de dinossauros robotizados em tamanho natural, o título de implicações épicas risíveis desde largada, é um trabalho que veio para embaralhar as certezas e incertezas do lugar do teatro, do ator, do público, do cidadania (porque na dimensão da pólis) e da ética coligada a uma estética. Tudo coerente com os rumores dos projetos provocados desde que foi fundada em Curitiba, em 2002 - e dos quais acompanhei alguns, como Parasitas e Jesus vem de Hannover.

Desconhecia essa disposição no currículo do grupo para intervir em espaços públicos ao ar livre e a bel-prazer do “acaso”, essa instância rara de deparar em estado bruto, já que os dias de hoje são dados às armações. E o teatro, como arte da mentira (também, mas em contrapartida à verdade), vai por esses flancos com mais jogo de cintura.

Los juegos provechosos mantém o pacto de que não estamos diante de uma história. A Silenciosa fala por meio de outras bordas. Desconstrói com ferramentas da arte performática, do manifesto, da não-representação e do apreço pelas inversões de expectativa, de dramaturgia revirada do avesso. Um dos traços desse “mix” é a irreverência.Todos os artistas oxigenaram o cabelo. No hall do teatro, onde tudo começa para depois ganhar a rua, arma-se a roda apinhada para entrever um sujeito, justamente o encenador Henrique Saidel fazendo as vezes de ator, metido em camiseta e cuecas vermelhas, a inflar bonecos com ares do pulmão ou artificiais. Contam-se três dinossaurinhos de plástico e um "homem de látex", desses de sex shop. Há ainda dois cavalinhos a girar em torno de si, movidos a pilha.

Esse carrossel desatina ao introduzir no círculo a figura do locutor comercial, um profissional das ruas curitibanas escalado para ler um texto árido em conceitos sobre a urbe, arquitetura e afins, no que deu para ouvir e entender. O locutor, voz empostada e nervosa, ornado em sua berrante roupa amarela, chama a atenção não pelo conteúdo, mas pelos tropeços na leitura, a dicção, a ignorância dos termos em inglês, e logo ele vira mote de piada, e não esta conseqüência em si da contracenação com o tipo espantoso que orquestra a brincadeira.

Soube-se depois, a companhia contratou o locutor, deu a ele uma ligeira explicação do que era a proposta, e o profissional topou. Quando se conjugou cidadania, estética e ética linhas acima, foi para jogar luz sobre essa opção. O nível de apropriação de uma pessoa cooptada fora do universo do teatro parece conspirar contra o caráter libertário que Los juegos provechosos prenuncia.

Para fazer um paralelo, o cineasta Eduardo Coutinho é referência no zelo para com seus personagens nos documentários, sem catapultá-los da realidade para distorcê-los, porque aí já não seria mais documento. Do jeito que tratou o locutor, a Silenciosa quebrou o “contrato” com seu público que não foi informado da “participação especial”, de que ele recebeu cachê para isso. Se o fizesse, talvez o riso ganhasse outra tonalidade.






A ação continuou na calçada da Caixa Cultural, quando estaciona um carro vermelho e deles saltam duas loiras, obviamente oxigenadas, pelas atrizes Giorgia Conceição e Marina Nucci. Elas ligam o som, abrem as portas, ensaboam a lataria com seus corpos voluptuosos, esguicham a mangueira entre si e no objeto do desejo, causando euforia em parte dos pedestres-espectadores que preenche as escadarias do teatro, a calçada e uma faixa do asfalto, todos fixados no lava-rápido improvisado (o fetiche combinava com aquela noite de sábado em que a mídia nacional veiculou à beça o encerramento de mais um Salão do Automóvel na capital paulista, onde o atropelamento de cuca tem trânsito livre).

O terceiro e último segmento precipita do alto da fachada de um prédio histórico do outro lado da rua, a Capela Santa Maria. Uma terceira atriz, Léo Glück, encarna a Mulher Maravilha (para completar o time de heróis saudados na Mostra) e desce pendurada em cabo-de-aço. Sob a mira de um canhão de luz, ela traz a reboque outro boneco inflável. Em certa passagem, o objeto de plástico cai sobre os fios de alta tensão, para surpresa inclusive dos protagonistas, aliviados por não ter ocorrido nenhum incidente. Quando alcança o chão, a Mulher Maravilha corre para o carro vermelho, onde as duas outras loiras já estavam embarcadas e o veículo sai em disparada.

O ato transcorreu assim, com sobressaltos que a própria Silenciosa não poderia dominar, sob risco de conspirar contra a concepção a que se atreveu, e o deslize em não cuidar da incorporação no mínimo artificiosa de um estranho no ninho. Dentro do caráter efêmero das artes cênicas, Los juegos provechosos verte especificidades que o tornam ainda mais único. Não se sai indiferente ao partilhar esse experimento que provavelmente não será mais visto ao vivo, ratificando a potência desse núcleo para eternizar alguns minutos da vida, real ou inventada, um limite tênue.


Por Valmir Santos.







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